BIOGRAFIA DE SANTIAGO

                                                                                                                                                                                                                                                                

PIC5364.tmpMaicon Santiago

Maicon Santiago Aliaga Machado (nascido em 1980 na cidade de Santos, São Paulo – Brasil, de descendencia espanhola), é um cientista polimata e astronomo de vasta erudição multidisciplinar, especializado em universidades de diferentes lugares do mundo. É biologo, astrofisico e doutor em Astronomia pela I. B. University, Madrid, Espanha, conjuntamente com California University FCE, Los Angeles, E.U.A.

Atualmente trabalha com temas como origem e evolução caótica do universo e realiza investigações em Fisica Teorica. Em 2010 propos a Interpretação Autotropica do Universo (conhecida tambem como Interpretação de Santiago) em que apresenta um universo muito aleatorio ou pouquissimo organizado, resultante de uma vastidão de probabilidades em mundos paralelos. Seus estudos sobre probabilidades quanticas de uma autotropia multiversal resultaram na formulação de outras duas importantes teorias:

1. Explicação do funcionamento informacional codificado do cérebro;

2. Possivel emergencia da consciência atraves das leis da mecanica quantica.

Estas teorias tem precedentes em parte nas teorias da informação e dos codigos e em parte em modelos hipoteticos da fisica teorica, alem de aspectos que até agora haviam sido abordados somente em ficção cientifica.

A Criação de um Universo Paralelo

Em seu livro A Criação de um Universo Paralelo, aborda a hipótese de que em certo momento existe probabilidades idênticas para cada evento iniciado no universo, aumentando cada vez mais, numa desigualdade relativa da evolução, a entropia total da informação. Neste livro Maicon mostra que além destas probabilidades se comportarem como campos neutros de espontaneidade, os mesmos campos ditos aleatórios atuam no cérebro causando processamento de informação e evocação de memórias.

Teorias

Interpretação Autotrópica (ou Entropia de Santiago): Interpretação quântica de que o universo é configurado pela tendência implicita à autodestruição continua. Para Maicon, a organização do universo é possível graças à sua tendência à nulidade na interação de um campo zero no vazio. Esta proposta se baseia nas possiveis dimensões escondidas antes do evento do Big Bang. De acordo com a Teoria-M, estruturas multidimensionais constituidas de membranas (branas) se chocaram e originaram o nosso universo entre outros sucessivos universos paralelos. Esta origem evoca uma tendencia da materia em se anular em si mesma, originando eventos microscópicos responsáveis pelo aumento de probabilidades na natureza.

Esta interpretação está centrada fundamentalmente no minimo tempo que pode ser medido, o tempo de Planck, que fornece o intervalo muito curto de tempo no qual se pocessa a transição da energia do foton entre a gravidade quantica (teoria ainda em construção) e a geometria do espaço-tempo descrito pela Teoria da Relatividade Geral de Albert Einstein. Há uma aproximação muito grande entre esta teoria e a esperada teoria da gravidade quantica, devido a que o pequenissimo intervalo de transição de energia do foton proposta por Santiago (conhecida como minimum de Santiago ou minima energía de Planck), oferece um vasto campo de investigação relacionado com a origem da energia da radiação de luz em escala gravitatoria quantica.

Santiago sugere que o universo, desde escalas muito minusculas como a gravidade quantica, apresenta natureza autoconfiguracional, ao que se deve o termo “autotropia”, onde a energia do vacuo (descrito pela Eletrodinamica Quantica – QED) recebe uma energia “tropica” (de crescimento e autoaniquilação), cuja regularidade é suficiente para que as constantes fisicas do universo visivel sejam preservadas. Alem disso, esta teoria é uma tipica complementação probabilistica dos postulados dos Universos Paralelos, tambem conhecidos como Interpretação de Muitos Mundos (IMM).

Teoria Evocatrópica (Função Trópica da Evocação de Memória): Descreve o potencial da evocação de memórias no cérebro mensuradas em bits por segundo, sugerindo a ação probabilística de um conjunto desordenado de codigos neurais que se tornam objetos de leitura ordenada da consciencia (ordenador quantico).

Teoria dos Campos Cerebrais (Campos Probabilísticos do Cérebro): É a descrição das probabilidades de evocação e associação de códigos neurais do passado com o presente momento (com uma relação codificativa que explica a memória associativa). Suas ramificações são os campos probabilisticos de ação conjunta e a entropia diferencial dos codigos infomacionais.

Situação Social e Acadêmica

Maicon Santiago é considerado como um dos mais brilhantes cientistas da atualidade, cujas recentes e controversiais teorias são típicos modelos geniais das que não se viam desde as teorias de buracos negros de Stephen Hawking ou dos universos paralelos de Hugh Everett e David Deutsch. É o primeiro cientista do seculo XXI a investigar o funcionamento do cerebro em termos de mecanica quantica, alem de pioneiro no estudo da evolução auto-tropica do universo.

Foi reconhecido aos 3 anos de idade como criança prodigio devido a sua incrivel capacidade intelectual e em dados episodios por haver superado seus professores em raciocinio logico. Mais tarde sua genialidade foi sendo confirmada. Entre 9 e 10 anos não se interessava pela escola. Preferia ler livros de ciencias e não concordava com o modo como os professores ensinavam, chegando inclusive a desafiar alguns de seus docentes. Alguns professores se chatearam muito com Maicon porque já não compactuavam com sua audacia intelectual e superioridade em sala de aula.

A partir dos 11 anos, sua habilidade em matemática, conhecimentos de geografia e destaque em artes o levaram por varias vezes a ser eleito como auxiliar de seus professores (em outra escola), onde atuava ensinando e corrigindo provas. Teve uma infancia conturbada e muito diferente das outras crianças. Passava a maior parte do tempo questionando o funcionamento das coisas: usinas, aviões, locomotivas, etc. Os pais muitas vezes não sabiam o que fazer com tantas perguntas complicadas sobre a origem do homem e os fenomenos da natureza. Desde muito cedo mostrou grande vocação cientifica. Estava sempre interessado no funcionamento do universo, muito perturbado e distante das brincadeiras infantis e das amizades. Viveu uma adolescencia problematica, na qual enfrentou serios problemas psicologicos e dificuldades de adaptação social.

Apos sua graduação em 2003, no campo pedagógico (pela fundação integrada de origem russa FKB – Estado de São Paulo), interessou-se pelo modo como o ensino da matemática poderia ser melhorado nas escolas para promover a aprendizagem global. Chegou a elaborar métodos para uma transmissão mais didática dos conhecimentos de Matemática e Física dentro de um programa pedagogico para escolas e universidades. Infelizmente este trabalho não teve grande exito devido ao modelo desfavoravel das politicas educacionais nesta epoca.

Em 2008 especializou-se em Neurociência e Biologia Celular pela B. I. University de Madrid. Havia avançado em seus estudos em Astrofisica e recebeu seu Ph.D. em 2010, titulado por California University FCE, Los Angeles (EUA).

Premiações e Titulos Academicos

Dr. Maicon Santiago foi premiado com varios títulos honoris causa e diplomas de honra, de acordo com a regulamentação da carta da ONU.

Titulos honorificos por trabalhos expepcionais em Psicologia, Antropologia (uma das especialidades em que obteve doutorado), Teologia (tambem doutor nesta area pelo SITe – MG), Ciencias Sociais e Biologia Molecular (especializou-se em Biologia Celular).

Titulos honorificos mundiais em investigações filosoficas e psicanaliticas (obteve doutorado em Psicologia Profunda em 2007 – Esp. Psicanalise Psicossomatologica).

Recebeu titulo de escritor em 2008 e status de divulgador cientifico como reconhecimento por seus trabalhos em Neurociencia, Fisica e Astronomia Teorica (obteve Ph.D em Fisica em 2010).

Recebeu em 2009 titulos e medalhas internacionais pela formulação da Teoria Autotropica (abordagem auto-tropica do multiverso).

Foi qualificado com Diploma Supplement em 2008 pela União Europeia (EU) prestigiando sua titulação de especialista em Neurociencia e Biologia Celular.

Temas Relacionados

Entropia de Santiago

Teoria Evocatrópica

Radiação Hawking

Teoria do Caos

 Eliseu Beltran (Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de São Paulo)

10 comments on “BIOGRAFIA DE SANTIAGO

  1. Eu sou Armando Vaz d Queiroz, formado em fisica e estou me especializando em uma area da engenharia civil. Na minha opinião a ciencia é uma entidade infinita. Acho que quanto mais se investiga mais se descobre e isso não tem fim. E quanto mais pensamos que sabemos, mais complicada a coisa fica. Um exemplo nitido são as teorias do astrofisico Maicon Santiago, que são de uma complexidade absurda. Eu estive uma vez em uma conferencia de fisica e ouvi um astronomo falar desta tal teoria do multiverso e ele até citou alguns pontos dos artigos de Santiago que chegou um momento que eu não entendia mais nada. O fisico teve que simplificar a palestra sobre a possibilidade de existir universos paralelos porque ele mesmo ja tava se embananando. EU penso que ser cientista não é pra qualquer um. Ser fisico, sim, um investigador de ponta é outra historia. Essas teorias são para genios, não são para pessoas comuns. Na lista dessas mentes brilhantes alem de Maicon esta tambem Richard Feynmann, Stephen Hawking, Max Tegmark e David Deutsche. Para nós restam as especulações. Eu pessoalmente não acredito em universos paralelos, mas o fato de eu não acreditar não quer dizer que esses mundos não existam. Acho meio abstrato e mistico. Apesar das explicações cientificas e das equações complicada dessa teoria, prefiro pensar que os cientistas não estão certos e fico com o universo palpavel q podemos admirar e fazer perguntas sobre o q vemos. Mas isso é apenas minha humilde opinião.

    Agradeço a oportunidade de participar desse espaço de divulgação e incentivo. Obrigado!

  2. Eu li algumas coisas sobre o Maicon Santiago a um certo tempo. As ideias dele me parecem ser muito respeitadas por alguns dos principais cientistas aqui dos Estados Unidos. Quero poder assistir um documentário sobre ele em breve! Se tiverem algo me comuniquem por favor. Eliseu Beltran você é um cara de sorte! Abraços.

  3. Estou realmente impressionado com as formações acadêmicas e com os trabalhos desse cientista. Poucos conseguiram tais feitos e com tão pouca idade; Irei me aprofundar a respeito de seus trabalhos. Eliseu Beltran continue realizando este trabalho importante. Aguardo suas novas publicações.

  4. De acordo com alguns artigos disponiveis em ingles, Maicon Santiago é um dos genios mais polemicos da fisica e um dos mais intelectuais hoje em dia. Foi ele um dos que calcularam uns teoremas dificeis que explicam que os universos paralelos existem.

    Procurei temas sobre as pesquisas dele e aparece informações em ingles, mas as traduções para o portugues são ruins. Alguem pode me dizer qual é o QI desse cientista? Em alguns lugares diz que é mais elevado que o QI de Einstein. O que é a interpretação de Santiago? Se alguem puder me ajudar eu agradeço. Valeu!

    • A interpretação de Santiago é a descrição da fisica teórica que mostra um universo entrópico ou caótico pouco convencional, mas intrepidamente intrincado, sem recorrencia nas bases dos teoremas newtonianos e relativisticos e sem interferir negativamente nas estruturas destas teorias. A interpretação é um resultado da analise da Teoria-M em combinação com as probabilidades multiplas de muitos universos (Interpretação de Muitos Mundos – IMM).

  5. olá, sou a pessoa certa para falar desta pessoa incrível, sou a mãe dele, Maicon nasceu de 8 meses de gestação, os médicos achavam que eu não iria cria-lo era um bebê prematuro, media 46 centímetros, nasceu com pouco mais de 2 kilos, mas desafiando a ciência médica, ele foi crescendo, e logo com dez meses começou a andar, sempre foi muito apegado a mim, com dois anos começou a desenhar com palitos de fósforo, ele desenhava coisas complexas como: máquinas escavadeiras, aviões, e sempre iniciava os desenhos pelo meio. Maicon sempre foi uma criança diferente das demais, quando começou a vida escolar, o seu potencial de aprendizado se sobressaia de forma assustadora, tive muitos problemas, onde muitos achavam que meu filho tinha problemas mentais.Outro momento continuo a história deste menino-homem, que cada vez que nos falamos pela internet apenas, sempre me diz TE AMO MINHA MÃE.

  6. Maicon foi um prazer saber da sua existencia pois com uma leitura sobre QI pude lhe achar em um pequeno artigo e saber que felizmente existem brasileiros que estão neste nivel , digo que atualmente o Brasil perde milhares de Genios tanto aqueles que não são descobertos pois não temos escolas para qualificados , e que na realidade nem escolas basicas de qualidade temos, a maioria que chega lá se forma e por não encontrarem campo e centros no Brasil vão para o exterior usar suas maravilhosas mentes em projetos que vão beneficiar o mundo mais que a instituição ou universidade que representam ficam com os creditos . Existem muitos Genios neste País , Já que nosso Governo não liga ajude a acha los Maicon , faça algo pelo seu País .abs

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s