BIOGRAFIA

 

STEPHEN HAWKING (1942 -)

O físico britânico Stephen Hawking é um estudioso dos buracos negros, regiões do espaço-tempo às quais não se aplicam leis ordinárias da física, e da teoria do Big-Bang sobre a origem do Universo.

Previu que os buracos negros emitem uma radiação (chamada de Radiação de Hawking).Seu trabalho mais conhecido fora dos círculos científicos é seu livro “Uma Breve História do Tempo”. Com mais de 25 milhões de cópias vendidas, esse livro apresentou a física quântica e a relatividade de uma forma compreensível para pessoas não iniciadas.Stephen Hawking é considerado por muitos como sendo o mais brilhante físico teórico após Albert Einstein.

Stephen Hawking nasceu em 8 de janeiro de 1942 em Oxford, na Inglaterra. Em 1962 formou-se em física pela Universidade de Oxford. Passou para a Universidade de Cambridge, a fim de fazer o curso de pós-graduação com o astrônomo Fred Hoyle (1915– ), um dos heróis de sua infância.

Já nesta época ele começava a mostrar sinais de uma grave doença neuromotora (esclerose amiotrófica lateral), que lhe paralisou os movimentos e o confinou numa cadeira de rodas.

Em 1965 Hawking obteve o doutorado com uma tese demonstrando como as equações matemáticas que descrevem o colapso de um buraco negro podem ser usadas para descrever a expansão do Universo a partir de um ponto único, colaborando assim com as idéias de Georgy Gamow sobre o Big-Bang.

A partir de 1970 as pesquisas de Hawking convergiram para as propriedades dos buracos negros. Ele propôs que os buracos negros emitem uma radiação, agora conhecida como radiação de Hawking, e que a superfície de um buraco negro nunca pode diminuir.

Em 1974 ele foi eleito Membro da Real Sociedade. Demonstrou que os buracos negros têm temperatura, emitem radiação térmica e podem perder massa por evaporação.

Em 1980 Hawking foi nomeado professor de matemática da Universidade de Cambridge, na mesma cadeira lucasiana que pertenceu a Isaac Newton.

Em 1988 publicou “Uma Breve História do Tempo”, um best-seller sobre física quântica e relatividade; em 1996 ele revisou e ampliou o livro, agora denominado “Breve História do Tempo Ilustrada” (leitura obrigatória para compreender a visão atual da Ciência sobre o Universo).

A partir de 1997 Stephen Hawking começou a trabalhar na Universidade de Cambridge.

Em 2001 Hawking publicou novo livro, “O Universo numa Casca de Noz”, de leitura mais fácil do que a obra anterior, onde aborda suas pesquisas mais recentes.

Fontes:

Enciclopédia do Espaço e do Universo – Copyright © 1996 Dorling Kindersley e Tradução Brasileira Copyright © 1997 Editora Globo S.A.
A brief history of Stephen Hawking

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s