BIOGRAFIA

GEORGY GAMOW (1904-1968)

O físico russo naturalizado norte-americano Georgy Gamow foi o maior responsável pelo desenvolvimento da teoria do Big-Bang, que procura explicar a origem do Universo através de uma imensa explosão, a partir de um início extremamente quente e cheio de energia.

Nos primeiros segundos após a explosão, tudo o que existia no Universo era radiação e partículas subatômicas.

A radiação deixada pela explosão ainda pode ser detectada na Terra como microondas fracas, vindas de todas as direções do céu. Ela é chamada de radiação de fundo cósmica de microondas.

Georgy Antonovich Gamov nasceu no dia 4 de março de 1904 em Odessa, na Ucrânia, onde completou os primeiros estudos. Já aos 13 anos começou a interessar-se pela astronomia. Em 1922 estudou óptica e cosmologia na Universidade de Leningrado. Em 1928 obteve o doutorado e trabalhou nas universidades de Göttingen, na Alemanha, Copenhague, na Dinamarca, e Cambridge, na Inglaterra.

Em 1931 foi nomeado mestre de pesquisas da Academia de Ciências de Leningrado.

Em 1933, ao participar de uma conferência em Bruxelas, fugiu da União Soviética, no auge da repressão do período stalinista. Em 1934 tornou-se professor de física na Universidade Georgy Washington, no estado de Washington, nos Estados Unidos.

Em 1936 Georgy Gamow publicou seu primeiro romance de ficção científica, “Mr. Tomkins in Wonderland”. Outros livros se seguiram com este mesmo personagem.

Em 1946 defendeu a teoria do Big-Bang sobre a origem do Universo, em parte baseado na descoberta de Edwin Hubble de que as galáxias se afastam em grande velocidade e que essa velocidade aumenta com a distância. Em 1948, juntamente com os astrônomos Ralph Alpher (1921 – ) e Hans Bethe (1906 – ), publicou um ensaio que descreve o estado da matéria no Big-Bang e mostra como o hélio é produzido a partir do hidrogênio. Gamow apresentou um modelo da explosão, no qual mostrava como o gás hélio foi formado no Universo. Previu que o Big-Bang teria deixado uma radiação de fundo, identificada em 1965 por Arno Penzias (1933 – ) e Robert Wilson (1936 – ). Gamow também se interessou pela evolução das estrelas e pela maneira como a energia é produzida nelas.

Em 1956 tornou-se professor de física da Universidade do Colorado, nos Estados Unidos.

Georgy Gamow morreu em Boulder, no Colorado, no dia 20 de agosto de 1968.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s