BIOGRAFIA

O físico alemão naturalizado americano Albert Einstein foi, talvez, o mais brilhante gênio da humanidade. Com apenas 26 anos, trabalhando como funcionário público, revolucionou a física com a Teoria da Relatividade Especial, que determina que a velocidade da luz no vácuo é uma constante para qualquer observador, enquanto a velocidade, o comprimento, a massa e a passagem do tempo dos corpos materiais variam conforme muda o quadro de referência do observador. A teoria resolveu vários problemas que vinham preocupando os físicos.Uma equação famosa que surgiu dessa teoria é E = mc2, na qual energia (E) é igual a massa (m) multiplicada pelo quadrado da velocidade da luz (c).

Outras obras revolucionárias de Einstein são a “Teoria da Relatividade Geral” e a “Teoria dos Campos Unificados”, ainda um mistério a ser desvendado pela Física.

Albert Einstein nasceu no dia 14 de março de 1879 em Ulm, na Baviera, Alemanha. Em 1900 formou-se em física e matemática pela Universidade Politécnica Federal de Zurique, na Suíça. Naturalizou-se suíço em 1901.

Em 1902 começou a trabalhar como fiscal do Departamento de Patentes da Suíça. Começou a publicar ensaios sobre aspectos teóricos de problemas da física.

Em 1905, com a idade de 26 anos, propôs a “Teoria da Relatividade Especial”, que descreve o movimento relativo das velocidades constantes. Demonstrou que fenômenos como alterações do tamanho, massa e ritmo do tempo tornam-se mais perceptíveis quando as velocidades se aproximam da velocidade da luz.

A partir de 1909 lecionou física teórica na Universidade de Zurique e física da Universidade Alemã de Praga, então na Áustria-Hungria. Em 1914 tornou-se presidente do Instituto Imperador Guilherme, em Berlim, tendo adotado novamente a cidadania alemã.

Em 1915 Albert Einstein propôs a “Teoria da Relatividade Geral”, que incorpora os efeitos da gravidade e da aceleração. Sugeriu que a gravidade pode desviar a trajetória da luz e alterar sua freqüência. A primeira prova observável da Teoria da Relatividade Geral foi registrada em 1919, por uma equipe que incluía o astrofísico inglês Arthur Eddington (1882–1944) durante um eclipse do Sol. A luz de uma estrela situada atrás do Sol ficou visível por uns instantes durante o eclipse, mostrando que a luz da estrela se curvava ao redor do Sol. Terminado o eclipse, a luz da estrela foi ocultada pelo Sol.

Em 1921 recebeu o Prêmio Nobel de Física por seus trabalhos sobre o efeito fotoelétrico e outras pesquisas no campo da física teórica.

Em 1934, no início da ditadura nazista da Alemanha, foi afastado do emprego e mudou-se para os Estados Unidos. Trabalhou como conferencista na Universidade de Princeton, em New Jersey. Pregava a favor da paz mundial.

Em 1939 enviou correspondência ao presidente dos Estados Unidos, Franklin Roosevelt, na qual solicitava o aumento das pesquisas sobre a bomba atômica.

Em 1940 Einstein naturalizou-se americano. Tornou-se catedrático de física na Universidade de Princeton.

Em 1945, em atitude conflitante com a tomada 6 anos antes, solicitou que as armas atômicas fossem colocadas sob controle internacional.

Em 1950 propôs a “Teoria dos Campos Unificados”, onde tentava explicar a força eletromagnética e a força da gravidade com um único conjunto de leis. A pesquisa desta teoria, interrompida com a morte de Einstein, continua a ser um dos grandes desafios da Física, senão o maior, no início do terceiro milênio.

Albert Einstein morreu enquanto dormia no dia 18 de abril de 1955, no hospital de Princeton.

O elemento químico artificial einsteinium recebeu esse nome em sua homenagem.

Fontes:

Enciclopédia do Espaço e do Universo – Copyright © 1996 Dorling Kindersley e Tradução Brasileira Copyright © 1997 Editora Globo S.A.

Albert Einstein

One comment on “BIOGRAFIA

  1. Parabéns pela qualidade do conteúdo. Uma boa divulgação da ciência é realmente indispensável. Excelente explanação da biografia. =D

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s