COMETAS, METEOROS E ASTEROIDES

Como todos sabem no dia 15 de Fevereiro um meteoro atravessou o céu da Rússia causando estragos e ferindo muitas pessoas. Foi um acontecimento bastante incomum e que demorará muitos anos para se repetir. No entanto tivemos mais uma prova de que somos mais uma peça da existência sujeita ao poder do universo. “Esperamos que um evento dessa magnitude ocorra uma vez a cada 100 anos em média” disse Paul Chodas do Office da NASA Programa Near-Earth Object no Laboratório de Propulsçao a Jato, em Pasadena, Califórnia “Quando você tem uma bola de fogo do tamanho que seria de esperar um grande número de meteoritos que atingem a superfície e, neste caso, provavelmente havia alguns grandes”.

Muitas pessoas que até mesmo nunca se interessaram pelo universo passaram a fazer perguntas sobre os astros que repentinamente ganharam tanta importância importância, parecendo fazer mais parte de nossas vidas. Mas o que são esses corpos celestes? Qual a diferença dos meteoros, cometas e asteroides?

Cometa

Existem inumemos meteoros, cometas e asteroides constituídos dos restos que sobraram da formação do Sistema Solar e circulam entre as luas e planetas. Muito deles foram catalogados durante milhares de anos e suas orbitas calculadas enquanto inúmeros circulam entre as luas e planetas no anonimato.

Meteoro

Os cometas são constituídos por  gelo, gases congelados e poeira. Podem ser comparados a pequenas bolsas de neve sujas. Eles são três vezes mais rápidos do que os asteroides e podem ser observados apenas quando se aproximam do Sol.

Asteroide

Os meteoros são partículas de poeira e rocha que ficam voando pelo espaço em alta velocidade. Ao entrar em contato com a atmosfera terrestre pegam fogo formando um imenso risco no céu e a 8 km do chão são vaporizados e as partículas que conseguem resistir são chamadas de meteoritos, sendo cada um deles do tamanho de um grão de areia.

Os asteroides são constituídos por rocha e metais e se movimentam na maioria das vezes de forma ordenada em um centurião de asteroides que orbita em volta do Sol e se localiza entre Marte e Júpiter. Algumas vezes podem escapar de suas orbitas oferecendo riscos ao nosso planeta. Seus tamanhos podem variar desde pedrinhas até 934 km.

By Eliseu Beltran

3 comments on “COMETAS, METEOROS E ASTEROIDES

  1. Muito bom. Gostei bastante do seu modo simples de tratar o assunto. É útil para aumentar o conhecimento das pessoas sobre a astronomia. Se puder postar mais sobre o assunto acharei muito interessante. Abraço.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s