OS HOMENS MAIS INTELIGENTES DO MUNDO

A lista que se segue abaixo é uma citação de algumas das mentes mais privilegiadas do planeta em diferentes épocas. Os grandes gênios da História são conhecidos por suas incríveis capacidades intelectuais, bem como por sua intuição extraordinária, mas quase nunca falamos sobre seus quocientes de inteligência (QI).
Em um de meus trabalhos de Psicologia, apontei sobre as habilidades de pessoas superdotadas em diferentes faixas etárias, e atualmente estou dando início a um novo trabalho de pesquisa para a minha tese de doutorado no assunto.
Obviamente a lista está incompleta, porém não é nosso objetivo nesta divulgação expor os maiores QIs do mundo, e sim apenas os maiores destaques intelectuais. Esta lista baseia-se em escores que, segundo alguns estudiosos, psicólogos e neuropsicólogos, devem ser refeitos segundo a análise das habilidades de tais pessoas. Abaixo, segue-se a lista de algumas das pessoas mais prodigiosas do mundo.
Sócrates: 225. Um dos maiores filósofos gregos do século V a.C.
Platão: QI = 170. Filósofo grego do século V a.C.
Aristóteles: 240. O mais importante filósofo grego e que foi o primeiro a postular a Lógica formal (foi autor de numerosos trabahos em áreas diversas como a Metafísica, a Física, a Ética, a Botânica e a Zoologia).
Arquimedes: 230. Foi o maior físico da Antiguidade que determinou os princípios do chamado Cálculo cerca de vinte séculos antes de Leibniz e Newton (é considerado o maior inventor e matemático do passado).
Richard Feynman: QI = 170. Grande físico gênio do século XX.
Paul Charles Morphy: QI = 220. Jogador de Xadrez (discípulo de Jacob Lowënthal, um dos mais conceituados do mundo).
Jerry Lewis: QI = 145. Um dos maiores gênios do humor do século XX.
Leonhard Euler: QI = 220. Prodígio em matemática e memorização.
Michael Faraday: QI = 180. Grande físico experimental de toda a história da ciência.
Blaise Pascal: 225. Prodígio que realizou trabalhos excepcionais em Geometria, Física, Matemática e Geometria.
Galileu Galilei: QI = 200. Grande físico experimental de toda a história (antes de Isaac Newton).
Isaac Newton: QI = 210. Maior cientista de todos os tempos (criador da teoria da gravidade e das leis da dinâmica).
Johann Karl Friedric Gauss: QI = 220. Prodígio de destaque desde a infância, exímio em Matemática e Astronomia.
Leonardo Da Vinci: QI = 200. Grande gênio que foi inventor, artista, engenheiro e anatomista (sua obra mais conhecida é Monalisa).
Friedric Nietzsche: QI = 170. Um dos filósofos mais importantes de todos os tempos.
Feodor Dostoievski: QI = 215. Um dos mais geniais e importantes escritores da história.
Andrew Wiles: QI = 187. Solucionador do problema do Teorema de Fermat (que ficou sem solução por mais de 3 séculos).

Maicon Santiago: QI = 172. Físico e astrônomo de origem espanhola de vasta erudição cientifica e prodígio desde a infância (propôs em 2010 uma interpretação muito abrangente do universo chamada Autotropia do Multiverso).

Donald Byrne: QI = 170. Um dos melhores mestres de Xadrez do mundo do século XX.

William Shakespeare: QI = 190. Grande prodígio escritor e dramaturgo de toda a história.

Linus Pauling: QI = 165. Um dos maiores cientistas da história, ganhador de dois prêmios Nobel (um deles em Química).

Stephen W. Hawking: QI = 160. Fisico e astrônomo inglês que realizou trabalhos excepcionais (junto com Roger Penrose) sobre os buracos-negros (e inúmeros outros trabalhos geniais em Física Teórica).

Paul Allen: QI = 170. Grande prodigio da informática e Presidente da Apple.

Bill Gates: QI = 160. Grande prodigio da informática e fundador da Microsoft.

Thomas Alva Edison: QI = 220. Grande inventor (a invenção da lâmpada é a mais lembrada).

Albert Einstein: QI = 160. Um dos maiores físicos geniais de toda a história da ciência (foi ganhador do Prêmio Nobel da Física e o cientista que formulou a teoria da Relatividade Geral e que descreveu a estatística do movimento browniano).

Isaac Asimov: QI = 165. Um dos maiores escritores de ficcção científica do século XX.

Evariste Galois: QI = 210. Um matemático prodigioso, autor de diversos trabalhos de excelente expressão ainda muito jovem (antes de atingir os 21 anos de idade).

Robert James Fischer: QI = 225. Prodígio que está entre os três maiores jogadores de Xadrez do século XX, possui uma memoria extraordinária a ponto de memorizar muitas partidas de Xadrez em períodos de tempo muito curtos (foi o único a vencer dois matches no Torneio de Candidatos por 6×0).

20 comentários a “OS HOMENS MAIS INTELIGENTES DO MUNDO

  1. Bom dia.
    A lista de vocês está quase justa, apesar de eu não levar a sério estas estimativas de QI. Motivo: o Prof. Pierluigi Piazzi da Mensa Brasil foi de 132 para os 184 atuais em trinta anos; não estaria na lista? E Leibnitz foi o Midas de todas as ciências, não teria mais de 220? E Gaus, 230? E Torstein Veblen, 220? Vi que vocês a consideram incompleta. Podemos encher de brasileiros!
    Entendo que vocês não tem culpa pelas regras de estimativa, só trago uma reflexão. Temos problemas nestes testes. Um teste de QI não mensura o desempenho adequadamente de polímatas, né? Este teste parte do princípio segundo o qual quem resolve mais questões em menos tempo é mais inteligente. Mas os provindos de sistema educacional sucateado são sub-avaliados, bem como os de renda alta são superestimados no quesito inteligência, mas têm a mesma moranga em tamanho e qualidade.
    Sou apaixonado por ciências e observando esses gênios concluí que pessoas com muitos títulos são diferentes de pesquisadores que produzem. Dificilmente forma-se um bom teólogo, bom filósofo, físico ou ficcionista em menos de trinta anos ou centenas de livros lidos na área de especialização. Intuição matemática inata como a de Richard Feinmann, Poincare ou Gauss é diferente da erudição desenvolvida por um Voltaire, Leibnitz ou Machado de Assis, mas tenho que reconhecer que ajuda muito. Não se produz as sínteses de Tillich, Aristoteles, Agostinho de Hipona, Dostoievsky ou Euler sem erudição. Ou seja, certas inteligências são desenvolvidas por estímulo e não se amadurece em um saber sem dezenas de milhares de páginas de leitura ou algumas décadas – Bernard Riemann aos 38 estava no auge e foi o único a animar Gauss, antes de Riemann falecer aos 43.
    Nivelar o QI da população em 170 é possível? Sim. É viável? Dá vontade de chorar.
    Está de parabéns pelo incentivo ao aprendendizado. Vou divulgar vosso bom trabalho.
    Ótima semana!
    Valdomiro Aurélio dos Santos, Facebook.

  2. grandes pensadores que marcaram epoca,mostra do que o ser humano é capaz,de criar, revolucionar e solucionar problemas, quem pode pode

  3. Ola, eu sou marcos fernandes gonga, tenho 15 anos, também uma crianca prodigio de QI=200, eu sei que a minha prioridade é contribuir para o mundo, mas as vezes pensamos em apenas no mundo e não em nossa propria evolução, acho que cientistas do passado tinham que pensar em como ajudar aqueles que também querem daro seu contributo para o mesmo, mas apenas o grande genio albert einstein, pensou assim, acho, que outros queriam apenas ter sucesso, mostrando suas habilidades, mas desculpem-me todos mas não poderei participar no sucesso da evolução do mundo, mas sim na minha propria evolução.

  4. Sua lista e boa, mas acho que deu pontos a mais a certas pessoas, esqueceu-se de Willian James sidis, o que e inaceitável quando o assunto e gênios.

  5. Não sei meu Q.I., mas pessoas próximas a mim dizem que sou extraordinária, gosto de politica, compor livros, gostaria que me indicassem algum teste eficiente.

    • Ola, Cristiane Pereira Andrade. Em resposta à sua pergunta recomendo o site da Mensa Brasil. Eles têm locais a indicar para realização de testes mais justos. Há uma coisa a lamentar: com duas semanas de treinamento com um livro de matemática e raciocínio lógico para concursos é possível saltar diversos pontos na escala de avaliação. Aprender é ótimo, mas deixaria o resultado meio artificial. Por isso sou desconfiado quanto à real eficácia dos métodos de avaliação. Recomendo que desenvolva uma competência de cada vez: estudar bem produção textual por livros de redação para concursos, raciocínio lógico, matemática básica e avançada de um Instituto Prandiano, estudar
      bem direito e ciências sociais, etc. Ler sempre um livro clássico ou um tratado de cada área nos da uma “visão do topo da montanha.” Conheci gente com QI elevado que só conhece seu microcosmo, chegando alguns a cair em ideologias e práticas extremistas, depressão ou improdutividade, por ignorância de outras áreas, como história, psicologia, economia, biologia e direito. Mundo interno conturbado, sabe, aquelas emoções mal administradas e muita agressividade com uma dose de ignorância e grande potencial? Erudição e autoconhecimento vale mais que avaliação em testezinhos, pois nos mantém em constante processo de amadurecimento e produtividade. Assim foram Leibnitz, Voltaire, Tillich, Machado de Assis… Pode-se constatar isso também entre pesquisadores academicos e executivos de empresas de alto desempenho nos seus mercados. Manter o desenvolvimento constante, é isso que nos mantém vivos. Excelente ano novo a todos vocês, administradores e participantes deste blog!

  6. Gostei do que escreveu, porém não concordo com as inclusões de Jerry Lewis; Paul Carles Morphy; Donald Byrne; Robert James Fischer; não são gênios da filosofia, física; astrofísica: cada um tem o seu valor individual, o que eles deixaram de conhecimento ficou para a humanidade? Sendo assim, pode-se incluir Pelé; Garrincha etc. Falha imperdoável, esquecer de Pitágoras; de Broglie; Carl Sagan; Giordano Bruno. A lista está incompleta e misturada com assuntos de menos relevância para o nosso dia-a-dia!

  7. Sra. Maria Souza, agradecemos sua opinião e disponibilidade em participar conosco. A lista que você comentou possui dados fidedignos de pessoas reconhecidas desde a infância como superdotadas, dentro e fora da ciência. E as contribuições destes gênios foram muitas. Tanto no Xadrez como no cinema, gênios como esses eram grande parte da essência acadêmica e da vasta coleção de ideias que os produtores e idealizadores de projetos nestas áreas levam a cabo. Faltou muito mais pessoas, porque a lista esta incompleta. Gênios como Charles Chaplin e Alfred Hitchcock por exemplo, que até hoje são muito estudados pelos intelectuais da cinematografia e da psicologia.

  8. sempre quiz saber o qi de aristoteles,socrates,arquimedis,mas cade willian james sidis que tem o qi de 300,o mair da lista era 240,que era de aristoteles

    • Olá Maycom, como eu disse anteriormente em meu último comentário a lista esta incompleta e faltam muitos nomes, porém cita sem sobra de dúvidas algumas das principais mentes que a humanidade conheceu.

  9. muito legal fis um teste de qi ,nesse comentario anterior nao mencionei nada sobre o meu qi,o resultado do teste foi (165)nao entendo porque tirei essa nota porque,sou ruin em portugues todos podem perceber pela minha escrita e modo de dialogar,mas tenho 12 anos,e me auto estudo em matematica,filosofia,ciencia geral,fisica, quimica ,engenharia,arquitetura,desenho projetos de tenplos e igrejas,e tambem construi uma luneta e aprendi astronomia sem o alcilio de ninguem,tambem faço progetos ,invençoes nao vou mencionar sobre elas.

    • QI na verdade não mostra se você é inteligente, QI é o modo que se usa a lógica, não tem ligação com materias especificas ou até mesmo a matematica (no caso a matematica é logica, mas não por completo), logo você pode ter QI 200 e nem saber escrever direito!

  10. Desculpe-me Maycom, mas foi bastante divertido ler seu depoimento; realmente, você é uma celebridade em português! O que me deixou mais fascinada, você próprio não entender seu QI de 165. Todas as matérias que você cita são de extremo grau de dificuldade de aprendizado, porém, acredito que a língua portuguesa não deve ser levada em consideração no teste de QI, em nível muito elevado, dado o resultado de 165, acredito ser você um cara brilhante e com grande chance no que se propõe a estudar. Parabéns, boa sorte!

  11. O TESTE DE QI É UM TESTE FEITO A PARTIR DE CÁLCULOS MENTAIS, LEVANDO EM QUESTÃO A RAPIDEZ DE RESPOSTA…ORA, TEM MUITAS, MUITAS ESTIMATIVAS…CONSEGUIRAM FAZER O TESTE ATÉ COM O ARQUIMEDES, NA ANTIGUIDADE? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK. FALA SÉRIO! OLHA UMA FATO! UMA PESSOA COM UM QI DE 190, PODERIA FAZER MUITAS INVENÇÕES, MUITAS DAS QUAIS IMPORTANTES PARA A HUMANIDADE. MAS AFIRMAR, OU ESTIMAR QUE SEU QI É 240, 270, SEM TER FEITO UM TESTE NAQUELA PESSOA NA ÉPOCA DE SUA PROSTIGIOSIDADE! ME DESCULPE, MAS ESSAS ESTIMATIVAS SÃO ABSURDAS! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK. AH, MAS UMA COISA: UMA PESSOA COM UM QI MUITO ALTO PODE NÃO TER UM DESTAQUE COM GRANDES INVENÇÕES, MAS O FATO DE ESSA PESSOA TER UM QI ALTO NÃO PODE SER ANULADO! SERIA MELHOR FAZER O TESTE EM PESSOAS ATUAIS E, SÓ ENTÃO, FAZER UMA ANÁALISE SOBRE O QI…

  12. A origem de ser inteligente e simples basta acreditar na capacidade de deferenciar as coisas de maneira bem como entenderam fe maneira relactivo a sua opiniao.

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s